Pagina Inicial > Recuperação de Crédito > Como Tirar o Nome do Serasa

Como Tirar o Nome do Serasa

Saiba como tirar seu nome do Serasa e volte a ter crédito.

Ter o nome negativado impede você de tomar uma série de atitudes financeiras, como abrir novos créditos, fazer um financiamento e, muitas vezes, até de conseguir um bom emprego. Por isso, é bom ficar atento para que a inclusão no Serasa não aconteça com você. Caso já tenha acontecido, confira algumas dicas de como fazer a negativação de sua inclusão e voltar a desfrutar de um bom nome na praça.

como tirara seu nome do serasa Através do pagamento da dívida

Se a dívida for paga à vista, seu nome deve ser retirado do cadastro de negativação no prazo máximo de 5 dias. Se for feito um acordo parcelado, a partir do pagamento da primeira parcela, a dívida antiga deve ser extinta e junto com ela, a negativação. Passa a prevalecer o novo acordo de parcelamento e seu nome deve ser retirado do Serasa no mesmo prazo, 5 dias.

Após 5 anos de negativação

De acordo com a lei, o prazo de 5 anos é o limite máximo para que o credor possa cobrar a divida. Passado este prazo, a dívida estará prescrita, não poderá mais ser cobrada e seu nome deve ser retirado do Serasa.

Renovação de cadastro

Algumas empresas fazem uma espécie de renovação de cadastro no Serasa antes que ele complete 5 anos. A justificativa seria de que o consumidor teria feito uma renegociação da dívida não paga. Esta é uma forma de forçar o consumidor a pagar esta dívida, com acréscimo de juros, multas e outros encargos abusivos, para ter seu nome limpo.

Há também empresas que alegam ter comprado a dívida do consumidor sem possuir nenhum contrato de compra e sequer fazem a notificação do credor, conforme os termos exigidos pelo artigo 290 do Código Civil, tornando o cadastro no Serasa indevido. Nestes casos, cabe uma ação judicial para exclusão dos cadastros e indenização por danos morais.

Discussão judicial da dívida

É comum a manutenção da dívida em casos em o consumidor já fez a quitação. Neste caso, ele deve recorrer à justiça com comprovantes de pagamento em mãos ou boletim de ocorrência policial informando a fraude. Deve também pedir uma ordem judicial para que seu nome seja excluído dos cadastros e indenização por danos morais.

No caso de discussão judicial sobre cláusulas contratuais abusivas, tais como cobrança de juros, multas e encargos abusivos, o consumidor, através de advogado e contador, deve fazer um recálculo dos valores financiados e através de pedido de antecipação de tutela deve depositar os valores recalculados na Justiça.

Não há possibilidade de que seu nome seja negativado sem o pagamento da dívida. Somente o pagamento total ou parcelado da dívida, através de renegociação, podem reabilitar seu nome na praça. Para se informar mais, acesse www.serasaexperian.com.br

Redatora – Rose Miranda

1 Comentário em Como Tirar o Nome do Serasa

  1. sirlei gonsalves da silva's Gravatar sirlei gonsalves da silva
    setembro 7, 2011 at 7:43 pm | Permalink

    eu acho deveria ter um jeito algum banco enprestar um dinheiro para a jente conseguir linpar o nome

Deixe um comentário

® - 2017 Politica de privacidade ---- Contato